Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseSpanish

Aumento na procura por vagas no outono e inverno na Marina Itajaí reflete mudanças de comportamento nos últimos anos.  Donos de embarcações estão descobrindo o prazer de velejar nas estações mais frias do ano.

Veleiro Novvueu – Foto: Vinicius Freitas dos Santos

Com a chegada das estações mais frias do ano, as temperaturas no Sul e Sudeste do Brasil despencaram e a paisagem mudou, as folhas das árvores ficam amarronzadas e os pores do sol com cores intensas. 

No litoral catarinense, nesse período do ano, os ventos são mais fracos e o mar é mais tranquilo, excelente para quem gosta de velejar. Antes, muitos donos de barcos restringiam o lazer náutico apenas para o verão, mas esse comportamento tem mudado nos últimos anos. “Quando iniciamos as operações na Marina Itajaí a procura por vagas era mais sazonal, com alta demanda no verão. Mas hoje em dia a procura ocorre durante todos os meses do ano, se mantendo estável inclusive no inverno”, comenta o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira. 

Para o empresário Arthur Menna Barreto, 31 anos, navegar no inverno é mais prazeroso. “O inverno é onde você realmente veleja. Os ventos são mais constantes e o mar não é tão grande como no verão. Navegar no inverno é bem melhor”, declara Arthur, que é dono de um veleiro que fica atracado na Marina Itajaí. 

Arthur já teve barco em Angra dos Reis, mas trouxe sua embarcação para a Marina porque considera que o litoral sul seja o melhor lugar do Brasil para velejar. “Eu já tive barco em Angra dos Reis, lá a natureza é exuberante, mas o melhor lugar para se velejar é no sul do país, porque sempre tem vento”, esclarece.

Quem também aproveita os dias mais frios para velejar é o empresário Fábio Augusto da Silveira, 51 anos. Ele mora com sua família a bordo do veleiro Novvueu, na Marina Itajaí. “Velejar no outono e inverno é muito bom, talvez seja até melhor que no verão, porque nós temos ventos constantes, em uma mesma direção, que não ficam mudando. Nessa época encontramos muitas baleias, golfinhos e centenas de pinguins”, destaca.

Segundo Fábio, outro diferencial desse período para a navegação é que não há mudanças repentinas no clima, como rajadas de vento muito forte, que tornam a navegação mais perigosa. “Esta época é excelente, inclusive, porque quando chegamos nas ilhas está mais vazio, mais tranquilo. A navegação no outono e inverno é maravilhosa!”, afirma.

Dicas de um velejador experiente

Velejar no inverno tem muitos benefícios, mas também é preciso ficar atento à previsão do tempo por conta da chegada mais frequente de frentes frias, como explica o velejador Marcelo Bonilla, da escola ISSA Brazil.  “Se o navegador não estiver atento à previsão, uma tranquila navegação em um dia de sol pode se transformar em um mar revolto de uma hora para a outra”. 

Outra dica importante é de ter sempre roupas quentes. “É essencial levar agasalhos para toda a tripulação, mesmo que o dia esteja quente pois qualquer mudança meteorológica pode fazer cair a temperatura rapidamente”, explica Marcelo.

Velejador Arthur Menna Barreto